sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Quando muitos geógrafos brasileiros se referem ao sul do Brasil, é comum se lembrar da Mata de Araucárias ou Floresta dos Pinhais e do grande pampa gaúcho, formações vegetais típicas da região, embora não sejam as únicas.

A Mata de Araucárias é a paisagem típica da vegetação de planalto da região Sul.

Folhas de erva-mate: a erva-mate é um dos principais produtos agrícolas da região Sul.
A Mata de Araucárias, bastante devastada e da qual só restam alguns trechos, aparece nas partes mais elevadas dos planaltos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, na forma de manchas entre outras formações vegetais. A Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná) adapta-se mais facilmente às baixas temperaturas, comuns nas partes mais altas do relevo, e ao solo de rocha mista, arenito e basalto, que se concentra no Planalto Arenito-basáltico, no interior da região.
Desta mata são extraídos principalmente o pinheiro-do-paraná e a imbuia, utilizados em marcenaria, e a erva-mate, cujas folhas são empregadas no preparo do chimarrão.
Além dessa mata, a Serra do Mar, muito úmida devido à proximidade com o Oceano Atlântico, favorece o desenvolvimento da mata tropical úmida da encosta, ou Mata Atlântica, muito densa e com grande variedade de espécies, inicia-se no Nordeste e continua pelo Sudeste até chegar ao Sul.
A Mata de Araucárias, que foi o panorama vegetal típico da região, aparece atualmente apenas em trechos. A devastação iniciou-se no final do Império, devido a concessões feitas pelo governo à abertura de estradas de ferro, e agravou-se com a atividade madeireira.No norte e oste do Paraná, as poucas manchas de floresta tropical estão praticamente destruídas, devida à expansão agrícola. Nos últimos anos, tem-se tentado implantar uma política de reflorestamento.
A Região Sul é ocupada também por vastas extensões de terra de campos limpos, conhecidos pelo nome de campos meridionais, divididos em duas áreas distintas. A primeira corresponde aos campos dos planaltos, que ocorrem em manchas desde o Paraná até o norte do Rio Grande do Sul. A segunda área — os campos da campanha — é mais extensa e localiza-se inteiramente no Rio Grande do Sul, em uma região conhecida como Campanha Gaúcha ou pampa. É a vegetação natural das coxilhas e aparece como uma camada de ervas rasteiras que assim constitui a melhor paisagem natural do Brasil.
Finalmente, junto ao litoral, merece destaque a vegetação costeira de mangues, praias e restingas, que se assemelham às de outras regiões do Brasil.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

IDH

IDH(Índice de Desenvolvimento Humano) é uma medida comparativa de riqueza,alfabetização,educação,esperença de vida,natalidade e outros fatores.É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população. O índice foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.Todo ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas.
Na edição de 2009, o IDH avaliou 182 países, com a inclusão de Andorra e Liechtenstein pela primeira vez, e a volta do Afeganistão, que havia saído do índice em 1996.A Noruega continuou no topo da lista, seguida pela Austrália e Islândia. Serra Leoa, Afeganistão e Níger são os três últimos e apresentam os piores índices de desenvolvimento humano.
Critérios de AvaliaçãoÍndice de educação: Para avaliar a dimensão da educação o cálculo do IDH considera dois indicadores. O primeiro, com peso dois, é a taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais de idade — na maioria dos países, uma criança já concluiu o primeiro ciclo de estudos (no Brasil, o Ensino Fundamental) antes dessa idade. Por isso a medição do analfabetismo se dá, tradicionalmente a partir dos 15 anos. O segundo indicador é a taxa de escolarização: somatório das pessoas, independentemente da idade, matriculadas em algum curso, seja ele fundamental, médio ou superior, dividido pelo total de pessoas entre 7 e 22 anos da localidade. Também entram na contagem os alunos supletivo, de classes de aceleração e de pós-graduação universitária, nesta área também está incluido o sistema de equivalências Rvcc ou Crvcc, apenas classes especiais de alfabetização são descartadas para efeito do cálculo.Longevidade: O item longevidade é avaliado considerando a esperança de vida ao nascer. Esse indicador mostra a quantidade de anos que uma pessoa nascida em uma localidade, em um ano de referência, deve viver. Ocultamente, há uma sintetização das condições de saúde e de salubridade no local, já que a expectativa de vida é fortemente influenciada pelo número de mortes precoces.Renda: A renda é calculada tendo como base o PIB per capita do país. Como existem diferenças entre o custo de vida de um país para o outro, a renda medida pelo IDH é em dólar PPC (Paridade do Poder de Compra), que elimina essas diferenças.CálculoPara calcular o IDH de uma localidade, faz-se a seguinte média aritmética:(onde L = Longevidade, E = Educação e R = Renda)nota: pode-se utilizar também a renda per capita (ou PNB per capita).Legenda:EV = Esperança média de vida;TA = Taxa de Alfabetização;TE = Taxa de Escolarização;log10PIBpc = logaritmo decimal do PIB per capita.ClassificaçãoO índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total), sendo os países classificados deste modo:Quando o IDH de um país está entre 0 e 0,499, é considerado baixo.Quando o IDH de um país está entre 0,500 e 0,799, é considerado médio.Quando o IDH de um país está entre 0,800 e 1, é considerado alto.Países de elevado desenvolvimento humano

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Divisas da Região Sul do Brasil.

A região Sul do Bresil tem como divisa os estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, temdo tembém os Países do Uruguai, Argentina, Paraguai e o Oceano Atlântico.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Estados da Região Sul com as suas Capitais e Populações



Paraná tem sua capital que é Curitiba, sua população é de aproximadamente:10 261 856 de habitantes.

Santa Catarina tem sua capital que é Florianopolis, sua população é de aproximadasmente:5 866 568 de habitantes.

Rio Grande do Sultem sua capital que é Porto Alegre, sua população é de aproximadamente:10 845 087 de habitantes.
Essa imagem que vocês vão ver agora é da região Sul do Brasil, não tem muitos estados como a
região Nordeste do Brasil.São apenas 3 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná.

Uma imagem da Região Sul


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Região Sul

A região Sul é uma das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil . Compreende os estados do Paraná ,Rio Grande do Sul e Santa Catarina . A região Sul é a menor das regiões brasileiras e faz parte da região geoecônomica do Centro-Sul. É um grande pólo turístico, econômico e cultural, abrangendo grande influência européia, principalmente de origem italiana , alemã e germânica.A região é também a mais alfabetizada, 94,8% da população.Faz fronteiras com o Uruguai ao sul, com a Argentina e com o Paraguai ao oeste, com a região Centro-Oeste e com a região Sudeste do Brasil ao norte e com o oceano Atlântico ao leste.Sua história é marcada pela grande imigração européia, pela Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha e mais recentemente pela Revolução Federalista, com seu principal evento o Cerco da Lapa. Outra revolta ocorrida na história da região foi a Guerra do Contestado, de caráter religioso.